terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O que acontece em uma entrevista?

Acho que no filme "O Diabo veste Prada" demonstra muito sobre emprego e as dificuldades.

Como eu disse no meu post, se arrumando para a entrevista, eu vou ficar o mês de janeiro falando mais sobre emprego do que outras coisas, lógico que eu não vou parar de postar as coisas que eu sempre posto, mas vou mudar só um pouquinho e vai ser só esse mês.
A entrevista é sempre considerada um bicho de sete cabeças, porém você pode pedir dicas para quem já foi entrevistado e dessa maneira você saberá mais ou menos como lidar com o nervosismo e a própria entrevista.
Eu já disse como se arrumar para entrevista e hoje não vou dizer exatamente o que tem em uma entrevista de emprego, pois cada ambiente de trabalho é uma forma diferente de lidar e entrevistar, mas eu irei dizer o que significa algumas coisas que podem acontecer em uma entrevista e darei algumas dicas. Mas antes de fazer o meu post, sugiro que vocês leem o post do Vinte e Poucos, Entrevista de emprego (?), acho que é um texto maravilhoso e já conta um pouco o que vamos passar.


Desenhar uma árvore ou uma casa.
Pode parecer bobeira pra quem nunca viu um teste desse, mas acontece. O que significa? Isso vai mostrar sua visão para as coisas. Se você desenhar uma árvore, por exemplo, desenho o chão, pois assim quem entrevista vai perceber que você possui foco. Se você tiver que desenhar uma casa, por exemplo, a janela tem que ficar aberta, pois assim você mostrará que está aberta a coisas novas.
PS: O desenho não precisa ser perfeito, apenas precisa desses detalhes que eu disse.

Trabalhar em grupo
O entrevistador pode pedir para que você faça alguma coisa junto com os outros entrevistados. O necessário é que você faça o que o entrevistador pediu de maneira que não pareça superior e nem inferior. Não demonstre ser melhor que ninguém, pois o objetivo disso não é mostrar como você faz o trabalho, mas como você reage com um grupo.
PS: Isso nem sempre acontece, mas é necessário ficar atento com o que você irá fazer.

A própria entrevista
Aqui é mais o mais simples, você não pode mentir. Minha história rápida: “Eu conheço um cara que admitia pessoas na empresa dele, e ele via que muitas pessoas mentiam, porque ele vai fazendo várias perguntas e no que ele achava que o entrevistado estava mentindo, ele perguntava de novo só que de uma maneira diferente”. Vocês entenderam, não é? Mentir não fará você melhor que ninguém e isso pode até te prejudicar.
E se alguém te perguntar quais são os seus defeitos, pode falar a vontade, mas não se esqueça de dizer também como acabar com seus defeitos, isso é muito importante.

Bom, essa foi algumas coisas que pode ou não acontecer em uma entrevista de emprego, mas caso aconteça você já saberá como agir. E para tirar o tédio do post, eu achei um vídeo bem divertido que fala sobre isso também.


Gostaram do vídeo? Gostaram das dicas? Se você souber mais alguma dica ou alguma coisa que acontece em uma entrevista, conte-nos. Ficarei muito feliz de saber um pouco mais.


7 comentários:

  1. Adorei as dicas, já fiz entrevistas, mas nunca tive que fazer desenhos haha
    http://theclassicblack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, depende muito do local onde você irá trabalhar, né? Mas eu já vi gente falando que isso acontece e eu quero estar preparada para tudo, rs.

    Beijos da Manu!

    ResponderExcluir
  3. Gostei!!
    Já tinha ouvido falar em desenhar casa ou árvore, mas somente em entrevista para intercâmbio.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Aline,
    eu não sei em que tipo de entrevista acontece, mas eu sei que acontece.

    Beijos da Manu!

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei o post, e esse video é muito engraçado haha. Beijos Manu.

    ResponderExcluir
  6. Andreza, quando eu vi o vídeo eu amei e pensei "tenho que colocar no post", rs.
    Beijos da Manu!

    ResponderExcluir
  7. Desenhei uma casa hoje. Foi bacana hehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...